@2017 Confederação Brasileira de Muaythai Tradicional

  • Whatsapp CBMTT
  • CBMTT Facebook
  • CBMTT YouTube
  • CBMTT Instagram

MUAYTHAI LEGAL E OFICIAL – QUAL A DIFERENÇA?

October 23, 2019

 

Antes de entrar no assunto em tela vamos contar, um pouco, sobre a história da política do desporto brasileiro:

 

No ano de 1990 os senhores do futebol assumem o comando da Secretaria Nacional do Desporto, na época capitaneada pelo Sr. Artur Antunes Coimbra que cria a Lei 8.028/90 que levaria seu próprio nome, a famosa Lei Zico. Esta Lei foi criada especificamente para beneficiar os interesses do Futebol brasileiro e por consequência, destruiu a perfeita hierarquia do desporto nacional, pois para eles os demais esportes eram apenas o resto e o que importava era as benesses para os atletas profissionais deste esporte.

 

Para piorar, para os demais esportes é claro, mas com o único intuito de fortalecer o futebol, em 24 de março de 1998, cria-se a Lei 9.615, conhecida como Lei Pelé, simplesmente porque não poderia existir uma Lei Zico sem uma Lei Pelé.

Adivinhem quem foi o autor?

 

Mas o que diferencia as duas Leis, além da “justa homenagem” aos ídolos do futebol, é que a Lei Pelé é de cunho obrigatório, enquanto a Lei Zico era de cunho sugestivo, com alguns conceitos a menos, referentes e direcionados a beneficiar os atletas profissionais do futebol.

 

E para despistar e não ficar tão evidente este benefício somente ao futebol eles lançam como manto a liberação e democratização da livre associação desportiva, o que vem acabar com a hierarquia das entidades desportivas nacionais e estaduais, criando confusão e uma “liberdade” que veio beneficiar somente aos falcatruas e desestruturar todo o sistema desportivo nacional que passa a ser uma aberração para os conceitos desportivos internacionais, pois o Brasil é o único país do mundo onde uma modalidade passa a poder ter qualquer quantidade de federações ou confederações do mesmo esporte.

 

Felizmente existe o sistema desportivo internacional que deixa bem claro a diferença entre legal e oficial e reconhece somente uma entidade por país.

 

Legal, no Brasil, é qualquer entidade ou instituição que possui seu registro no CNPJ. Ela pode funcionar sem problema algum e até fazer e organizar eventos esportivos lúdicos e que não tenham as características da oficialidade, ou seja, seus atletas e filiados jamais poderão representar o Brasil em eventos oficiais.

 

Oficial é aquela entidade, que além de ser legal, é reconhecida pela entidade de administração do desporto em nível internacional e que pode representar o Brasil em todos os eventos e campeonatos internacionais e mundiais, além dos Jogos Olímpicos, ou seja, o atleta tem todo o seu potencial maximizado e valorizado, entrando desta forma para a história do desporto mundial.

 

Esta tem a prerrogativa de oportunizar, exclusivamente, aos seus atletas e filiados a participação em campeonatos oficiais nos mais diversos níveis, estaduais, brasileiros, sul-americanos, pan-americanos, intercontinentais, mundiais, universitários, militares e jogos olímpicos.

 

Portanto, e finalizando fica a dica para todos aqueles que queiram realmente ser reconhecidos como praticantes e atletas oficiais, que procurem as entidades oficiais de administração do seu esporte, tanto em nível estadual como em nível nacional.

 

No caso do Muaythai, no Brasil a única entidade oficial é a CBMTT- Confederação Brasileira de Muaythai Tradicional cujo site é www.cbmttbrasil.com que tem sede em Porto Alegre e em breve em São Paulo.

 

Suas respectivas Federações oficiais serão divulgadas em uma próxima publicação.

 

Para os que ainda tenham dúvidas sobre o status do Muaythai nacional podem acessar o site da IFMA – International Federation of Muaythai Associations www.ifmamuaythai.org, neste site encontrarão tudo o que precisam saber e ver que a CBMTT é a única entidade brasileira filiada.

 

Não se deixe enganar,

Somente as entidades, que são legais e oficiais, e filiadas a CBMTT poderão realmente levar os atletas a desenvolverem todas as suas potencialidades corpóreas e técnicas com a possibilidade de representarem o Brasil em eventos oficiais internacionais.

 

Junte-se a nós e defenda as cores de nossa pátria!
Maiores informações pelo whatsapp (51) 98110.3663

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Campeonato Sul Americano de Muaythai

December 7, 2019

1/4
Please reload

Siga
  • FACEBOOK CBMTT
  • Instagram - CBMTT
  • YouTube - CBMTT
Entidade filiada a:
Procurar por tags
Please reload