LUVAS DA ESPERANÇA: PROJETO SOCIAL TRANSFORMANDO VIDAS!

January 23, 2018

A CBMTT – Confederação Brasileira de Muaythai Tradicional seguindo os passos de sua entidade reitora mundial, a IFMA – International Federation of Muaythai Amateur, começou a desenvolver no ano de 2006 o Projeto LUVAS DA ESPERANÇA.

 

O projeto que visa o resgate da cidadania para as crianças em vulnerabilidade social além de ofertar a possibilidade de uma vida mais saudável. Começou com um pequeno grupo de jovens na cidade portuária do Rio Grande e com o passar do tempo foi se disseminando por outros Municípios e Estados do Brasil sempre através das Federações filiadas à CBMTT que, ao receberem autorização para replicar este projeto, devem seguir os preceitos básicos de solidariedade empregados pela arte do Muaythai. Desta forma, transforma-se numa importante ferramenta para a construção de uma pessoa melhor e consequentemente uma sociedade melhor.  

 

Há nove meses, este projeto foi implantado no Morro da Gloria, uma das zonas de conflito mais perigosas e pobres da cidade de Porto Alegre, sede da CBMTT, por um jovenzinho de apenas 11 anos, Gil Geimes de Abreu, sob a coordenação de seu pai, membro da CBMTT, o instrutor Gilberto de Abreu.

 

O pequeno Gil começou a prática do Muaythai na cidade de Barracão, no Estado do Paraná, quando tinha apenas 04 anos de idade.  Hoje, já conta com doze títulos em sua jovem carreira de lutador.

 

O projeto visa o resgate da autoestima e da cidadania de 50 crianças desta comunidade que antes não tinham acesso absoluto a nenhuma atividade esportiva ou cultural e estavam simplesmente abandonadas pelo poder público.

 

Desenvolvido três vezes por semana, para crianças na faixa etária dos 6 aos 12 anos, e tem a duração de duas horas, sempre ao entardecer e após o período escolar das crianças, que fazem um trabalho físico seguido da parte técnica e, para encerrar, uma breve conversa sobre o dia a dia e os próximos objetivos.

 

A proposta da CBMTT é levar o  Muaythai como esporte e filosofia de vida aos alunos do Projeto Luvas da Esperança, mostrando como esta arte pode ser utilizada no auxílio à sociabilização do indivíduo; a necessidade de canalizar a energia e o potencial de jovens, de ambos os sexos, para uma melhor integração na sociedade; resultados extremamente positivos obtidos a partir de uma avaliação, onde constatamos que os frequentadores dos Clubes e Academias filiadas à CBMTT, modificaram suas condutas em família, na escola e na comunidade, tornando-se exemplos positivos; necessidade de oportunizar a ampliação de horizontes aos praticantes, a partir da participação em eventos municipais, estaduais, nacionais e internacionais; oportunizar aos estudantes uma nova profissão, visto que os cursos da CBMTT são profissionalizantes.

 

Além disso, como benefícios específicos, O objetivo principal deste Projeto é promover a educação e a saúde através do esporte e da real filosofia da arte marcial. A ideia é poder contribuir no processo de desenvolvimento e formação da cidadania, principalmente dos jovens; oportunizar aos participantes momentos de lazer e recreação; reforçar o princípio da vida em grupo; facilitar a convivência e a ampliação de atitudes positivas na família, escola e na comunidade; orientar os jovens, adolescentes e adultos para a melhor ocupação do seu tempo livre, ficando longe das drogas e ociosidade;         oportunizar uma melhor integração dos grupos a nível local, estadual e nacional e, enfim, desenvolver o espírito de liderança e criatividade.

 

Desta forma acreditamos estar contribuindo para a construção de um mundo de paz, harmonia e melhor qualidade de vida para o ser humano. Principalmente para os menos favorecidos.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Campeonato Sul Americano de Muaythai

December 7, 2019

1/4
Please reload

Siga
  • FACEBOOK CBMTT
  • Instagram - CBMTT
  • YouTube - CBMTT
Entidade filiada a:
Procurar por tags
Please reload

@2017 Confederação Brasileira de Muaythai Tradicional

  • Whatsapp CBMTT
  • CBMTT Facebook
  • CBMTT YouTube
  • CBMTT Instagram